O forro de gesso é uma boa opção para quem busca uma cobertura diferenciada com acabamento de qualidade. E, apesar desse tipo de revestimento estar bastante presente na Construção Civil, ainda existem dúvidas quanto ao seu uso que deixam as pessoas inseguras. Por isso, nesse post separamos alguns mitos e verdades sobre forro de gesso.

Quer aprender mais sobre forro de gesso? Então continue sua leitura e aproveite para esclarecer suas dúvidas com os mitos e verdades que trouxemos nesse artigo.

Veja também:

  • Como aplicar gesso no teto
  • Forros de gesso – Principais cuidados com a instalação e manutenção que você deve ter
  • Como revestir uma parede com gesso
Mitos e verdades sobre forro de gesso – “O material do forro de gesso é frágil”

Mito! Antes as placas de gesso usadas no forro eram mais suscetíveis a trincas em função de batidas e vibrações. Contudo, com o avanço da tecnologia em seu processo de fabricação, essa realidade mudou. E hoje o gesso já é visto como um material com alta resistência a impactos, inclusive a ação do fogo.

Efetuando a instalação e manutenção adequadas, sem dúvida esse revestimento tem potencial para durar muito tempo.

“Não pode colocar forro de gesso no banheiro”

Mito! Embora o gesso seja um material sensível à umidade, ele pode ser usado em qualquer ambiente, inclusive no banheiro.

Isso porque, o que vai determinar se a umidade trará ou não prejuízos ao forro de gesso é a forma como esse material foi tratado. Realizando a impermeabilização e pintura adequada do gesso, você pode usar esse revestimento em qualquer cômodo.

Mitos e verdades sobre forro de gesso – “Forro de gesso fornece proteção térmica”

Verdade! O gesso é um material que tem como vantagens sua capacidade de isolamento térmico e acústico. Ou seja, as placas de gesso impedem a troca de calor ou sons entre o ambiente interno e externo, ajudando a conservar a temperatura interna e o equilíbrio sonoro.

“Para usar forro de gesso preciso de uma casa com laje”

Mito! O forro de gesso pode ser aplicado em qualquer cobertura. A laje até pode facilitar sua instalação, mas não é um requisito para sua aplicação.

Os tipos de revestimentos que aceitam o forro de gesso são: telhados de barro, colonial, de amianto, tradicionais, de concreto, ou a estrutura do telhado seja de madeira ou ferro.

Mitos e verdades sobre forro de gesso – “O preço do gesso tem valor elevado” 

Mito! Hoje em dia os custos relacionados à instalação e manutenção do forro de gesso são bem mais acessíveis. Isso porque existem diferentes tipos de forro de gesso que você pode usar em seu projeto como o gesso acartonado e o drywall.

Além disso, se comparado a outros materiais, como a madeira, que precisa de tratamento especial e legalização para uso, o gesso sem dúvida é um material que oferece o melhor custo-benefício do mercado.

 “Posso embutir iluminação no forro de gesso”

Verdade! Inclusive esta é uma das vantagens do gesso. Ou seja, com esse tipo de forro, você pode colocar iluminação embutida. E, assim, favorecer a arquitetura e decoração do ambiente.

“Forro de gesso é fácil de ser moldado”

Verdade! Uma das características do gesso é sua maleabilidade. Ou seja, este é um material onde você pode molda-lo da forma que preferir. Inclusive, este é o motivo pelo qual se usa muito o gesso para construção de objetos de decoração.

Como pode perceber, são vários os mitos e verdades sobre forro de gesso. Mas, quando bem tratados e instalados por profissionais capacitados, esse tipo de revestimento pode oferecer muitas vantagens ao ambiente.

Precisando comprar gesso de qualidade para sua construção ou reforma? Entre em contato conosco e tenha a sua disposição a melhor matéria prima para usar em seu projeto!