Gesso cola nenhuma obra no mercado de acabamentos, pode deixar de usar um material tão necessário como este. Um material fundamental no contexto de ambientes perfeitos e bem decorados.

As vantagens do gesso estão principalmente relacionadas à versatilidade do material, baixo custo e aplicação para diversas funções. Continue lendo esse post e saiba mais sobre o que, para que serve e quais vantagens o gesso cola pode oferecer para sua obra!

O que é gesso cola?

Quem atua ou pretende trabalhar no segmento de Construção Civil, precisa saber o que é gesso cola. Até mesmo porque esse material contribui para a montagem de peças de gesso, garantindo um melhor acabamento.

O gesso cola, como o próprio nome diz, se trata de uma cola em pó que possui base de gesso aditivado. Em sua utilização é necessária à inclusão de água para ajuste da consistência.

Por ser um material de diluição, é importante que os profissionais estejam atentos na hora do preparo. A recomendação básica para a diluição é que a cada saco de 20 kg seja utilizado 13 litros de água.

Gesso cola e gesso comum – Tem diferença?

No mercado de construções existem dois tipos de gesso, o gesso comum ou em pó e o gesso cola. A principal diferença dos dois tipos de gesso está vinculada ao material e tempo de aderência do mesmo.

O gesso comum é fabricado a partir da gipsita e precisa ser misturado com água, para que após algum tempo adquira a aderência. Já o gesso cola é feito a partir do gesso comum, havendo a adição de aditivos.

No gesso cola a consistência de aplicação e aderência são instantâneas, é só adicionar a água e já aplicar no material, que irá passar pela fase de acabamento.

Para que serve o gesso cola

A principal utilização do gesso cola é na montagem de peças de gesso, proporcionando um melhor acabamento. Esse tipo de gesso é constantemente aplicado durante a união de peças, como placas, modelagem de forro e blocos, etc.

Em outras palavras, o gesso cola serve para fazer a colagem de peças, além de fixação de molduras, blocos de divisórias, chapas de gesso para revestimentos, forro e reparos.

Indica-se seu uso toda vez que for indispensável promover a colagem de um ou mais elementos de gesso. Este tipo de material é importante para serviços que contam com estética e sofisticação, proporcionando alta qualidade.

Vantagens

A construção civil, cada vez mais, tem recorrido ao gesso cola justo por que:

  • É um material maleável empregado em acabamentos com efeito decorativo;
  • Promove economia de tempo, pois ele seca mais rápido do que o gesso comum;
  • Baixo custo de investimento, utilizando menos material por metro quadrado, porque ocorre menos desperdício do material. Em geral, é mais barato que a argamassa;
  • Possui aspecto liso, dispensando a utilização de massa corrida na hora de pintar;
  • Apresenta boa adesão ao concreto e alvenaria, dispensando o chapisco;
  • Proporciona isolamento térmico aos ambientes.

Além disso, o gesso cola é mais resistente e, por isso, garante uma durabilidade e segurança maior as aplicações.

Cuidados na utilização

Um dos principais cuidados relacionado à utilização de gesso cola está em sua indicação. Isso porque só é possível usar esse tipo de gesso em ambientes internos, uma vez que ele se dissolve com água.

Como pode perceber o gesso cola é um produto muito versátil, que possui diversas finalidades. Além de ter um custo acessível é um material perfeito para adicionar ao gesso e, assim garantir um excelente acabamento em sua obra.

 

Gostou do post? Precisando de gesso com qualidade para sua obra? Entre em contato conosco e solicite já o seu orçamento!