Gesso na Construção Civil: Por que usar?

O gesso é um material que deriva da gipsita, um minera cuja maior reserva mundial se encontra no Brasil. Suas características tornam o gesso um material importante e principal substituto do cimento e seus derivados na Construção Civil.

E o motivo para isso é simples. Além de ser um material versatilidade, o gesso na Construção Civil oferece vários outros benefícios, como:

  • Acabamento : Após endurecer, o gesso fica com uma aparência lisa, conferindo um ótimo acabamento na parte de revestimentos, assim como em adornos ou painéis;
  • Isolante térmicas e acústicas : O gesso possui propriedades que oferecem um maior conforto térmico e acústico ao ambiente;
  • Fácil de modelar : O gesso é um material que se molda com facilidade, permitindo a criação de formas distintas, bem como seu uso para fins diversos, como divisórias, sancas, peças de decoração entre outros.
  • Boa aderência : É possível usar o gesso em aplicar revestimentos de alvenaria sem chapiscos, pois ele possui boa aderência a concreto e alvenaria;
  • Resistencia : A fabricação do gesso é regulamentado pelas normas que o qualificam como adequado para a Construção Civil, por ser um material resistente e capaz de melhorar um nível de pressão.
  • Rapidez na execução : Como as aplicações em gesso são mais simples de executar, costumam levar menos tempo em sua execução, garantindo que uma entrega da obra seja feita no menor tempo possível.

Além disso, os custos com o uso de gesso na Construção Civil são menores, já que esse material dispensa rejuntamento com argamassa, revestimento com chapisco e transporte vertical. Isso sem contar os custos com mão de obra que são reduzidos se comparado a construções em alvenaria.

Gesso na Construção Civil e suas aplicações

No geral, é possível aplicar o gesso na Construção Civil de diferentes formas. Mas, entre as principais aplicações desse material em obras, estão:

Divisórias

Pode-se usar o gesso para construção de divisórias em blocos ou painéis com o objetivo de separa ambientes e dar um melhor acabamento. Locais usa-se painéis vazados de gesso ou drywall.

Revestimentos

Na Construção Civil também é possível recobrir paredes, lajes, vigas e outras superfícies com gesso proporcionando um acabamento liso perfeito. E o mais interessante é que uma superfície que irá receber o gesso não necessário de qualquer preparo anterior, o que torna a aplicação mais ágil.

Forros

O gesso na construção civil também se aplica no desenvolvimento de forros, que pode ser feito em Drywall ou placas de gesso. Quando usado para esta forma, o gesso agrega valor a decoração e pode solucionar problemas como vigas aparentes e rebaixamentos.

Por ser resistente às altas temperaturas, bem como apresentar um melhor isolamento termoacústico e ser fácil de instalar, os forros em gesso possuem um melhor custo-benefício em relação a outras soluções da mesma categoria.

Decoração

Com o gesso é possível criar molduras, sancas, frisos, assim como embutir iluminação e projetar vários outros elementos capazes de tornar a decoração de um ambiente ainda mais bonita. Não é à toa que este material vem sendo cada vez mais usado na arquitetura de interiores.

Como podemos perceber, o uso do gesso na Construção Civil são os mais variados possíveis. Então, quer adquirir o melhor para a sua obra ou distribuição? Clique e saiba mais!