1. Como revestir uma parede com gesso – Confira as condições necessárias

Para revestir uma parede com gesso com eficiência é necessário primeiramente conferir se a superfície onde o gesso será aplicado está nivelada e regularizada. Você também deve verificar se existe infiltração ou então indícios de umidade na parede. E também certificar-se de que a parte elétrica e hidráulica está devidamente instalada e testada.

Além disso, se houver infraestrutura para ar-condicionado, ela deve estar devidamente instalada. Os batentes da porta devem já estar presos na alvenaria, os contramarcos da janela instalados. E, por último, deve-se verificar qual o nível do forro que o gesso deve chegar.

2. Preparando a parede para o gesso

A preparação da parede onde o gesso será aplicado varia de acordo com o tipo de material que ela é composta. Mas, como as paredes geralmente são de alvenaria o processo de aplicação do gesso é simples e segue o mesmo padrão.

Ou seja, primeiramente deve-se regularizar a superfície para eliminar buracos, massa solta ou então rebarbas. Após isso, é preciso esperar 7 dias da elevação da parede para que ocorra o processo de cura da argamassa.

Após esse período, para que tenha uma melhor aderência, deve-se realizar um chapisco sobre a parede. E esperar 28 dias após a concretagem. Em seguida aplica-se o reboco e após 7 dias o gesso pode ser aplicado como revestimento sobre o reboco na parede.

3. Como revestir uma parede com gesso – Misture corretamente o gesso

Uma vez que fez o reboco e aguardou o período de cura do mesmo, é hora de preparar o gesso para aplicação. Geralmente para um saco de pó de gesso de 40 kg, são necessários de 36 a 40 litros de água para a mistura.

Para que o pó se dissolva, a mistura deve ficar em repouso por 8 a 10 minutos. Após isso, deve-se misturar um pouco a massa e deixar a mistura repousar mais 10 minutos para que se forme a pasta. Ao final, a pasta deve estar homogênea e sem caroço.

Além disso, vale muito a pena utilizar um retardador de gesso, pois caso o gesso endureça, será necessário descarta-lo, o que pode representar um prejuízo para sua obra e não é isso que você deseja, certo?!

4.  Aplique o gesso na parede

Você deve aplicar o gesso na parede de cima para baixo e não esqueça de proteger o piso com o uso de lonas. Além disso, recomenda-se o uso de cantoneiras para a proteção das quinas e cantos da parede de gesso. Para um acabamento plano e para uma possível correção do esquadro da porta, pode-se utilizar taliscas e mestras.

Já para aplicar o gesso na parede, você deve usar uma desempenadeira, aplicando movimentos de cima para baixo e de forma que não deixe ondulações na parede de gesso.

5. Finalize a parede de gesso

O último passo de como revestir uma parede de gesso, é verificar se o serviço está bem feito. Para isso deve-se observar se existe a presença de irregularidades na superfície, se o requadro das caixas elétricas foi feito e se os cantos das paredes formam uma linha reta. Além disso, o aspecto visual da parede de gesso deve ser plano, liso e quase brilhando.

Após isso, deve-se realizar a limpeza do local e o descarte correto dos resíduos. Lembrando que não se pode fazer o descarte do gesso em uma caçamba comum. Portanto é necessário definir um local correto para esse descarte.

Gostou do post? Agora já sabe como revestir uma parede de gesso? Tão importante quanto saber os passos corretos para aplicar este material é contar com um gesso de qualidade para garantir um revestimento resistente, durável e com excelente qualidade.

Para isso conte com a Padrão Gypsum para o fornecimento de gesso de qualidade e procedência para sua obra. Entre em contato conosco e solicite já seu orçamento!